O Msoftware Backoffice consiste inegavelmente num software de Gestão do Património Cultural de referência nacional para o inventário, gestão e divulgação on-line integrados de Património Cultural (móvel, imóvel e imaterial) e Natural. Além disto, é complementado pelo MsoftwareWeb, interface para publicação na internet dos conteúdos inventariados e geridos no Msoftware Backoffice.
O Msoftware Backoffice resulta da revisão de paradigma na gestão do património verificada nos últimos anos, quer a nível nacional, quer internacional, com expressão em desenvolvimentos de caráter técnico e tecnológico, programático e, inclusive, jurídico e normativo.
Deve ser destacada a conformidade do Msoftware Software com a Norma ISO 21127:2006 (Informação e Documentação), ontologia de referência em vigor a nível internacional desde 2006 para a estruturação, gestão e interoperabilidade de informação relativa a bens patrimoniais.
Funcionando estruturalmente como um motor de pesquisa, não apenas oferece a possibilidade de adaptação à imagem de qualquer organização, bem como visa a divulgação online, livre de quaisquer restrições, de todo o património existente no Msoftware BackOffice.
Trata-se de uma plataforma desenvolvido na tecnologia HTML5,com a arquitetura cliente/servidor, permite o acesso a toda a informação através de um navegador (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla, Edge) e também através de dispositivos móveis (Smartphones, tablets, etc).
O Msoftware Talk consiste num sistema pioneiro através do qual o Smart Phone “fala”, sempre que encontra um check point (coordenada GPS ou Beacon), reproduzindo os textos provenientes do Msoftware ou previamente inseridos no Msoftware Talk BackOffice, introduzindo assim um novo conceito para os audioguias (Smart Audio Guide), que inclui suporte para utilizadores com incapacidades Visuais/auditivas.
Esta solução oferece também a possibilidade de transmitir vídeos e/ou som em cada um destes Check Points.
Através de uma App personalizada, disponível tanto para Android como para IOS, e com base em algoritmos diversos, o sistema lança as mensagens em alta voz, headphones ou através do auscultador do seu Smart Phone. Por norma, na deslocação exterior é utilizado o sinal normal de GPS, e nas zonas interiores os Beacons, pequenos equipamentos que emitem um sinal em contínuo que é tratado pelo Smart Phone e convertido em voz a partir do texto gravado no backoffice. Este dispositivo poderá ser colocado junto de cada peça em exposição, ou/e por sala do Museu.
É o Gestor da aplicação que disponibiliza/gere a informação (texto, som ou vídeo) que será transmitida por proximidade a cada Beacon/Coordenada GPS. Por exemplo, se o Gestor da aplicação escrever no BackOffice para um determinado Beacon/Coordenada GPS o texto “Olá tudo bem ”e “Espero que tenha disfrutado da sua visita”, adicionar um vídeo e uma música, sempre que alguém se aproxime deste Beacon/Coordenada GPS, o texto “Olá tudo bem” será convertido e transmitido em áudio, e o vídeo e música reproduzidos posteriormente. Numa segunda passagem por este Beacon/Coordenada GPS o visitante apenas ouvirá “espero que tenha disfrutado da sua visita” (toda esta sequência será passível de ser configurada pelo gestor da aplicação).
A solução dispõe de várias funcionalidades que constituem vantagens quando comparadas com as tradicionais soluções de audioguias.
COPYRIGHT 2023 BY SQUAD